Você pode mudar o mundo viajando?

Você pode mudar o mundo viajando? Claro, existem pessoas excêntricas que percorrem o mundo e nos permitem patrociná-los, ou ricos filantrópicos que fazem uma sopa no deck da cozinha do seu iate. Mas e as pessoas normais, aqueles que pagam impostos? Além das conhecidas viagens ecológicas e socialmente corretas nós não podemos fazer muito mais. Geralmente temos que contar com o apoio de uma grande organização e pagar para que eles procurem um local onde seja possível fazer um serviço voluntário, onde às vezes, para isso, é preciso esperar até mesmo um ou dois anos.
Mas na verdade os viajantes podem fazer muito mais e é justamente o que dois idealistas querem mostrar com as suas aventuras pelo mundo afora. A ideia foi batizada de “Charity Travel” (Viagens de Caridade). Kamiel Verwer (filósofo, alemão, 1979) e Yeon Choi (designer, coreana, 1973) estão viajando desde outubro de 2009 e finalizarão esse projeto em outubro de 2010. 
Os dois vão percorrer cerca de 30 países, onde também vão ajudar instituições de caridade locais e pequenas ONGs. A ajuda é diversa, vai desde conservação ambiental, orfanatos, refugiados, educação, assistência médica até o campo dos direitos humanos. 
Juntos eles querem mostrar que os aventureiros podem ajudar enquanto viajam. Tudo isso de uma maneira efetiva onde a ajuda é realmente necessária, uma combinação entre turismo voluntário e uma estadia prazerosa. 
Até julho de 2010, “Charity Travel” já tinha apoiado 37 causas em várias partes do mundo. Os dois já ajudaram um grupo de paz na Faixa de Gaza, onde um jovem palestino realiza workshops de paz para mais de 100 crianças, próximo a cidade de Ramala; na construção de um centro comunitário perto do Lago Vitória, no oeste do Quênia. A dupla também trabalhou com crianças carentes em uma favela de Nairobi (África) e apoiou projetos ecológicos de adubos em Moçambique. 
Além disso, Kamiel e Yeon trabalharam em um orfanato em Tiruvannamalai, sul da Índia, fizeram doações às vítimas do terremoto de Sichuán (China). Eles também ajudaram uma escola no Camboja em vários projetos relacionados com educação e erradicação da pobreza, ajudaram em plantações perto de Bangcoc e trabalharam com crianças em Bali. Nos locais por onde eles passaram, os dois ajudaram na construção, pintaram, ensinaram, cozinharam, escreveram, tocaram instrumentos e ajudaram com traduções. 
Durante suas viagens, eles costumam ir aos mercados locais para comprar cadeiras, tapetes, ferramentas, livros, bolas, máquinas de costura, madeira ou brinquedos que depois doam para os projetos dos quais eles participam. 
A dupla aconselha e divide seus conhecimentos com as instituições, eles escrevem sobre os seus projetos no seu blog e no livro que pretendem lançar no futuro. Kamiel e Yeon também colocam pessoas interessadas em trabalhar como voluntários em contato. Segundo eles, isso tem se mostrado muito válido.
Essa forma de viajar e ajudar é possível para quase todos os viajantes e pode ser organizada de uma maneira fácil e eficiente pela internet. “Ninguém precisa doar muito dinheiro. Muitas vezes para ajudar nos projetos é mais importante ter os contatos certos e entusiasmo”, conta Kamiel. 
Viajantes com pouca imaginação podem significar muito para as pessoas que estão envolvidas em projetos pequenos. “Até mesmo durante as férias de verão é possível contribuir com algo essencial para uma experiencia pessoal humana e inesquecível”, aconselha Kamiel. 
No blog “charitytravel.blogspot.com” é possível encontrar uma descrição detalhada sobre todos os projetos dessa intrépida dupla, dicas e links para virar um viajante voluntário e solidário.